Visita a Coimbra e às Grutas de Mira De Aire  

29-03-2018


No regresso das férias de Carnaval tive a oportunidade de visitar a esplêndida cidade de Coimbra e as Grutas de Mira de Aire com o Colégio Vasco da Gama. Esta viagem teve como objétivo não só mostrar aos alunos como funciona o ensino superior mas também dar-lhes a conhecer um pouco mais do nosso país. 

Aqui deixo a foto-reportagem da viagem, espero que gostem!


Grutas de Mira de Aire

Localizadas no distrito de Leiria, no Maciço Calcário Estremenho, as Grutas de Mira de Aire são formadas por um complexo calcário onde ao longo de milhares de anos se foram formando admiráveis estalactites e estalagmites.

Apesar da descoberta e exploração definitiva das grutas ter começado em 1947, já antigos pastores daquela zona sabiam que havia ali naquela local, uma gruta diferente do comum. Contava-se que ao passar junto à abertura com o gado, os pastores atiravam pedras para o interior da gruta numa tentativa de descobrir a profundidade desta, até que um dia foi finalmente explorada por um grupo de locais que deram a conhecer esta incrível rede de túneis subterrâneos.


Cidade de Coimbra

Nas margens do Mondego ergue-se com um enorme esplendor a já velhinha cidade de Coimbra, berço de seis reis portugueses. Passear nas ruas de Coimbra faz-nos voltar atrás no tempo e relembrar um pouco da história de Portugal. Sem dúvida, esta é uma cidade a visitar para quem deseja "sentir" este "velho" país. Mais que palavras aqui ficam imagens.


Portugal dos Pequenitos

Inaugurado em 1940, o Portugal dos Pequenitos é um parque temático com casinhas típicas e monumentos em ponto pequeno construídas sobre a perpetiva idealista do Estado Novo, de modo a educar as crianças. Hoje, mais que um local de ensino para as crianças, é um parque que ao visitar, nos permite enriquecer culturalmente ganhando uma  noção de como seria Portugal segundo os ideais da ditadura portuguesa daquela tempo.


Quinta das Lágrimas 


Cenário de histórias trágicas de amor como o de Inês de Castro, hoje a quinta das lágrimas apresenta um ambiente bastante tranquilo e agradável podendo ser visitada por qualquer um. Alguns dos principais pontos de interesse são a Fonte das Lágrimas, as árvores centenárias que proporcionam excelentes fotografias e o magnífico canavial.


Universidade de Coimbra

Esta é a mais antiga universidade de Portugal, fundada em 1290 por D. Dinis. Aqui tive a sorte de visitar alguns laboratórios e departamentos bem como a zona mais antiga desta faculdade. É de facto uma grande sensação estar perante um local onde estudaram muitas das pessoas com grande influência em Portugal, ao longo dos séculos. Aqui ficam algumas fotos da parte histórica.

No fim o cansaço era muito mas a sensação de felicidade era ainda maior pelos dias de diversão com os professores e colegas.