Cacela Velha, o encanto da Ria Formosa

09-12-2018

Sim, ainda há locais assim, onde a beleza de dia ou de noite quase merecem ficar em segredo!


Cacela Velha

Como já é costume nas férias, decidi agarrar na bike e ir fotografar. Desta vez o local escolhido foi Cacela Velha, uma pequena aldeia piscatória no sotavento algarvio a cerca de 20 km da fronteira com Espanha.

A fundação deste pequeno lugarejo ocorreu em épocas bastante remotas, existindo marcas da passagem de navegadores gregos e fenícios e posteriormente dos próprios romanos. Reza a Lenda que após a reconquista de Cacela por parte dos portugueses aos mouros (em 1240), foram mortos 7 cavaleiros cristãos. Por esse motivo D. Paio (que havia liderado a reconquista de Cacela), repleto e fúria consumou a reconquista de Tavira!

Aqui, é possível caminhar, apreciar a magnífica paisagem enquanto tomamos um café ou comemos um gelado num dos poucos restaurantes da aldeia  ou mesmo descer até à praia. Para se ir até à praia do lado de fora da ria é necessário apanhar uma das várias lanchas ali existentes ou na localidade ao lado, a Fábrica.

Os pontos de interesse da localidade são a fortaleza de Castela, cuja construção se iniciou no ano de 1770, a igreja matriz construída em 1518 e posteriormente reabilitada após o terramoto de 1755 no ano de 1795 e o deslumbrante miradouro que nos proporciona uma vista de mais de 180º desde a fronteira com Espanha, até à célebre Ria Formosa.

Mesmo junto à ria...

Ao contemplar com atenção e paciência a paisagem da ria podemos encontrar aves marinhas e outros animais das mais variadas espécies... Aqui ficam algumas fotos!


Fábrica

Situada a cerca de um quilómetro de Cacela, a Fábrica é um pequeno lugarejo onde podemos encontrar vários pescadores com as suas lanchas que por vezes transportam os turistas até à praia do lado exterior da ria.