Um dia na Golegã

13-11-2017


Desde 1571 que se realiza a Feira anual de São Martinho da Golegã, hoje também conhecida com a Feira Nacional do Cavalo e Feira Internacional do Cavalo Lusitano e este ano eu estive lá!

A convite da Mendes Gonçalves tive o prazer de visitar a Golegã que estava em festa e onde fui excelentemente recebido e testemunha do orgulho das suas gentes nas suas raízes. 

Para começar o dia pudemos experimentar andar a cavalo e contactar com estes magníficos animais de uma beleza difícil de descrever.

A vila da Golegã apresenta detalhes que deliciam quem pela primeira vez  a visita. Provavelmente algo que quem lá vive nem dá por isso.... Tipicamente portuguesa e genuína!

Por vezes nestes eventos nota-se que muito do que nos é mostrado  é "fabricado" mas aqui na Golegã toda a vila respira e vive este ambiente naturalmente. Mais do que as palavras aqui ficam mais imagens.... Por mim expectativas completamente ultrapassadas.

Sob um sol de Outono, na praça central desfilam os melhores exemplares exibindo posses que deliciam a assistência.  Impressiona o carinho e o respeito com que os animais são tratados por todos.

São Martinho de braço dado com a Golegã! Eu estive lá! LOL

No meio deste caos ordenado sente-se que esta festa foi preparada com muita antecedência e muito suor escorreu entre os homens e  os animais antes de aparecerem engalanados perante os visitantes. Estes momentos de grande elegância são um privilégio que me impressionaram.

A Tertúlia, um cantinho especial onde memória é a palavra que me ocorre.

Toda a beleza da vila da Golegã aqui em alguns detalhes deliciosos ! LOL

Ao voltar para casa, dei por mim a pensar no orgulho que senti pelo que tinha visto no dia que passei nesta pequena localidade do centro de Portugal. 

Agora resta a  responsabilidade de ser mais um embaixador da Golegã no mundo. Contem comigo!

O meu bem haja!