Altura, um canto especial na costa algarvia

01-09-2017


Antiga vila piscatória e agrícola, Altura é hoje em dia uma estância balnear no sul de Portugal, situando-se entre a Manta Rota e a Praia Verde, a poucos quilómetros de Espanha. A Praia da Alagoa (nome da praia de Altura) apresenta-se com um extenso areal, que proporcionam longos passeios e na baixa-mar formam-se lagoas que provavelmente devem ter dado o nome a esta zona. As águas por aqui são das mais quentes de Portugal e a fauna é bastante interessante (podes encontrar muitas gaivotas, Pilritos-das-praias, caranguejos, pequenas estrelas do mar, e muitos tipos de peixes). Por vezes avistam-se golfinhos em migração ao largo. Além disto esta é uma praia galardoada com bandeira azul e está repleta de conchas e pequenas pedrinhas que fazem as delicias dos turistas. É frequente ver locais na apanha da conquilha e por vezes barcos na pesca do arrasto, bastante próximos da costa. No verão, o mar é quase sempre tranquilo, mas são frequentes os levantes (correntes que vêm do estreito de Gibraltar - ou Sueste) onde podes aproveitar para apanhar umas ondas!!

Em relação à localidade em si, esta é pequena e bastante agradável, na sua maioria formada por casas com um ou dois pisos que apresentam pormenores característicos da zona sul do país. Exemplo disto são as típicas chaminés algarvias. O facto de ser muito plana facilita os passeios de bicicleta para todas as idades sem grandes preocupações. Para os mais destemidos consegue-se ir até Tavira sem pisar a E.N. 125! No verão, as noites têm sempre muita agitação com as ruas cheias de gente a disfrutarem da calma e tranquilidade deste pequeno local na costa algarvia.

Em relação à gastronomia, este é o local ideal para os amantes de peixe fresco já que podem contar com uma grande variedade de peixes, desde robalos, anchovas, sardinhas, carapaus, douradas, barrigas de atum... etc. Tudo peixes com uma enorme frescura e qualidade. Mas se não é o teu caso e o que tu preferes é mesmo um bom naco de carne não te preocupes! Tens vários locais onde te podes deliciar como é o caso do Infante, um restaurante junto à entrada da Altura na EN125 onde podes saborear pratos com uma apresentação divinal e qualidade acima da média (os preços também são um pouco acima da média hahaha, por exemplo uma refeição onde comas uma costeleta ou uns medalhões de Vitela (da Barrosã) não te ficará por menos de 25/30 euros)!

Bife à Infante
Bife à Infante

Uma das coisas que deves fazer pelo menos uma vez é levantares-te bem cedo e ires ver o nascer do sol! No Verão o sol nasce quase no mar, mesmo por trás de Monte Gordo em Espanha e pinta-se com tons de laranja carregado! Dá uma vista de olhos nas fotos!


*As Imagens são todas minhas e não apresentam qualquer tipo de edição.